Tiróide
Sabe o que é a tiróide?

Sabia que é uma glândula em forma de borboleta localizada na base do pescoço, à frente da traqueia e abaixo da maçã de adão. Pois é, é aqui que tudo começa. Quando a tiroide aumenta excessivamente a sua produção, estamos perante uma situação de hipertiroidismo, que pode manifestar-se por mais batimentos cardíacos, tremores, transpiração abundante, mais calor, cansaço marcado, emagrecimento e maior número de dejeções.
Por outro lado, sintomas como cansaço, lentificação global, obstipação, rouquidão, pele seca, cabelo quebradiço, podem relacionar-se com a diminuição da produção de hormonas tiroideias, constituindo o quadro de hipotiroidismo.
Para que serve?
A tiroide controla o metabolismo através da produção de duas hormonas, a triodotironina (também conhecida como T3) e a tiroxina (também conhecida como T4). A T4 tem apenas um efeito ligeiro na aceleração da velocidade dos processos metabólicos do corpo e converte-se no fígado e em outros órgãos numa forma metabolicamente mais activa, a T3. As hormonas tiroideias são essenciais para o funcionamento adequado de todos os tecidos e órgãos.
Estas permitem ao organismo utilizar as suas reservas de energia de modo eficiente, mantendo- o quente e assegurando um bom funcionamento dos músculos. Quando a produção de T3 e T4 pela tiroide diminui (hipotiroidismo), a produção de TSH (hormona estimuladora da tiróide) pela hipófise (glândula localizada na base do cérebro) aumenta.
Pelo contrário, se a tiroide produz hormonas em excesso (hipertiroidismo), a produção de TSH pela hipófise diminui. É deste modo que o organismo tenta regular o funcionamento da tiróide, mantendo os níveis de hormonas tiroideias no sangue dentro dos valores normais.
Como se diagnostica?
Deve-se desmistificar o mito de que são necessários muitos exames para a realização de um diagnóstico. Para alguns doentes, a prescrição de uma ecografia é útil mas não valerá a pena solicitar muitos mais exames de imagem.
As principais doenças da tiroide
Há dois grandes grupos de doenças da tiroide. Aquele em que a tiróide funciona mal (demais no caso do hipertiroidismo ou de menos no caso do hipotiroidismo) e aquele em que a tiróide cresce de forma desordenada com possibilidade de surgirem nódulos.
Uma análise ao sangue permite avaliar a quantidade de hormonas produzidas pela tiroide, auxiliando o médico no diagnóstico e na definição do melhor tratamento a seguir.